Era mais um dia daqueles frustrantes em que não se tem uma pinga de inspiração e me entretenho a fantasiar para mim próprio ao som da minha música viciante. Calhou-me a curiosidade num dia em que estava no computador ao som da música "Cthulhu Dawn" dos Cradle of Filth, música do album "Midian", pesquisar um pouco acerca do ser "Cthulhu. Cthulhu é uma criatura gigantesca da ficção, altamente mencionada por Howard Philips Lovecraft (1890-1937), escritor que se destacou nas temáticas de horror, fantasia e ficção cientifica. Um estilo literário marcadamente gótico que teve grande influência nos escritores de horror. O Cthulhu é um ser hibrido octópode alado e segundo o "Cthulhu Mythos", há biliões de anos atrás, a terra teria sido habitada por criaturas que aqui teriam chegado antes que o planeta fosse capaz de sustentar vida por si próprio. Eles e não Deus, teriam criado vida na terra e criaram assim humanos, uma espécie que surgiu para ser simplesmente alvo de chacota.
A obra de H.P Lovecraft foi considerada blasfemo pelas Igrejas fundamentalistas do mundo inteiro e por todos aqueles que acreditam na versão da criação biblica.
Após a morte de Lovecraft em 1937, Derleth foi reconhecido também por este mesmo género de literatura ao incorporar os mitos em suas histórias. Mas Derleth seguiu a sua própria visão, criando um dualismo entre os mitos e o cristianismo, como uma espécie de batalha entre o bem e o mal, rompendo um pouco com o carácter cruel e caótico que caracterizavam outros contos.
H.P Lovecraft não criou os seus mitos através de uma mitologia coesa, apelando à emoção que as suas ideias suscitavam, o puro e simples horror. Enquadrar esta temática numa batalha entre o bem e o mal, seria retirar completamente o horror de seus mitos e seu significado.
Este desenho que eu apresento aqui, não está assim grande coisa, foi um simples treino de claro-escuro. Quero melhorar a minha técnica, para conseguir expressar a minha imaginação de uma forma cada vez mais esmagadora.