sábado, 20 de dezembro de 2008

"Cthulhu Mythos" a Lenda


Era mais um dia daqueles frustrantes em que não se tem uma pinga de inspiração e me entretenho a fantasiar para mim próprio ao som da minha música viciante. Calhou-me a curiosidade num dia em que estava no computador ao som da música "Cthulhu Dawn" dos Cradle of Filth, música do album "Midian", pesquisar um pouco acerca do ser "Cthulhu. Cthulhu é uma criatura gigantesca da ficção, altamente mencionada por Howard Philips Lovecraft (1890-1937), escritor que se destacou nas temáticas de horror, fantasia e ficção cientifica. Um estilo literário marcadamente gótico que teve grande influência nos escritores de horror. O Cthulhu é um ser hibrido octópode alado e segundo o "Cthulhu Mythos", há biliões de anos atrás, a terra teria sido habitada por criaturas que aqui teriam chegado antes que o planeta fosse capaz de sustentar vida por si próprio. Eles e não Deus, teriam criado vida na terra e criaram assim humanos, uma espécie que surgiu para ser simplesmente alvo de chacota.
A obra de H.P Lovecraft foi considerada blasfemo pelas Igrejas fundamentalistas do mundo inteiro e por todos aqueles que acreditam na versão da criação biblica.
Após a morte de Lovecraft em 1937, Derleth foi reconhecido também por este mesmo género de literatura ao incorporar os mitos em suas histórias. Mas Derleth seguiu a sua própria visão, criando um dualismo entre os mitos e o cristianismo, como uma espécie de batalha entre o bem e o mal, rompendo um pouco com o carácter cruel e caótico que caracterizavam outros contos.
H.P Lovecraft não criou os seus mitos através de uma mitologia coesa, apelando à emoção que as suas ideias suscitavam, o puro e simples horror. Enquadrar esta temática numa batalha entre o bem e o mal, seria retirar completamente o horror de seus mitos e seu significado.
Este desenho que eu apresento aqui, não está assim grande coisa, foi um simples treino de claro-escuro. Quero melhorar a minha técnica, para conseguir expressar a minha imaginação de uma forma cada vez mais esmagadora.

3 comentários:

PeeWee disse...

:D eu vi te a re-desenhares o bicharoco :)

ja te dei a minha opiniao... ta porreiro, mas dado que nao é uma Barbie ou uma cara bonita ou 'fofa' qualqer, acho que para lhe dar um ar mais assustador, carregares no claro escuro nao ficaria mal... faz isso no fotoshop ;p

beijoca araujo :)

PeeWee disse...

blaft... nao consigo pensar seqer...
tu sabes como estou... igual ou talvez pior do qe me viste em tempo de aulas...
ferias... sabe bem porqe estamos fora.
ferias... sabe mal porqe tenho tempo livre a mais... e por mais que me esforçe a tentar ocupá-lo... ha sempre aqele tempo... aqele momento do despertar e acordar...
aqeles segundos entre o lúcido e o adormecer...

beijinho adoro te tambem : )

saudades das tuas festinhas do meu pescoço ^^

Anónimo disse...

pode claro :)

beijinhoo*