domingo, 31 de janeiro de 2010
Sketching
Vou ver se ponho o aristo e a grelha a descansar pelo menos durante uma semana. Depois voltarei à carga tem que ser. Mas aproveito as férias para desenhar um pouco daquilo que gosto, finalmente!
Aqui vão alguns esboços do diário
quinta-feira, 21 de janeiro de 2010
O Natural e o Metafísico
Proposta 2 para a cadeira de Introdução aos Meios Digitais
Trabalho baseado no retratar da natureza de uma forma geral e a forma como ela se pode identificar com a natureza humana, havendo a presença vincada da identificação do homem com a vida animal, como um ser entre eles e não um dono superior:
“Estas sociedades primitivas têm seguramente muito mais respeito pelos seres vivos do que o homem ocidental; elas têm a sensação de que o ser humano não é de todo o dono dos seres vivos, mas apenas um ser entre outros.”
Jean Dubuffet - “AntiCultural Positions” (1979)
1ª imagem:A chuva e a forma como este fenómeno pode representar a protecção de um ser maior ou até uma dependência ou relação paternal e o instinto de proteger, revelando a nossa constante necessidade de nos sentirmos abrigados, ou seja, de encontrarmos a plenitude e de sentir a ausência de ameaça.
2ª imagem: O complexo de Édipo segundo um carácter animalesco, sendo uma imagem inspirada no filme "Teorema" de Pier Paolo Pasollini (1922-1975). A cria amamenta-se num local que não é destinado para esse fim, representando a adoração oceânica por um ser superior a nós, o acto de amar que nos leva a considerar divino aquilo que realmente não é - aquilo que nos leva a viver na descontinuidade. Ao mesmo tempo também nos remete para a ausência de cultura e para o relacionamento biológico, pois também o conceito suscita em si uma ideia de incesto entre a cria e o progenitor
3ª imagem: Baseada nos "Anticultural positions" de Jean Dubuffet, salienta o homem primitivo como um grande respeitador do ser vivo. Desta forma, vemos um indivíduo que afirma a sua união incondicional à natureza e aos animais, de maneira que partilha o seu corpo e organismo com um cão cuja cabeça se encontra adossada ao seu peito, ou sendo mais especifico, a zona onde se encontra o seu coração.
O rapaz diz: “Dude, these Jean Dubuffet stuff really got into me you know...what do you think?”
- pergunta ele ao cão que vive consigo agarrado ao seu peito
Etiquetas:
Conceitos,
Desenhos,
Ilustração,
Personagens
Moonlight Overdose
"Still Writting here as I feel the moon enlighting my head and my favourite song, The song of Ravens"
"Still trying to find which way my river runs, but first I need to get rid of the glue that is stuck on my feet"
Etiquetas:
Desenhos,
Histórias,
Ilustração,
Personagens
sexta-feira, 8 de janeiro de 2010
Rollovers
Subscrever:
Mensagens (Atom)